‘Prefeitura Presente’ leva serviços de saúde e assistência social a centenas de moradores de Austin

O idoso José Carlos Silva de Souza, de 67 anos, deu um grande passo para quebrar o tabu de que todo homem não cuida de sua saúde. Ele, que decidiu viver de forma mais saudável e colocar em dia os exames de rotina, foi uma das centenas de pessoas que estiveram na 11ª edição do ‘Prefeitura Presente’, que aconteceu nesta quinta-feira (14) na Escola Municipal Enilza Chiconelli, em Vila Guimarães, Austin. O projeto da Prefeitura de Nova Iguaçu tem como objetivo levar ações gratuitas aos bairros mais afastados do centro comercial.

“Vim para quebrar este tabu, de que homem não se cuida. Não posso ficar doente e tenho que me prevenir de doenças. Realmente o homem não gosta de se cuidar, mas quero fazer diferente. Nunca um programa como este beneficiou tanto a vida da população de Austin”, contou José Carlos, que passou por testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar.

Quem esteve no local ainda deu entrada na isenção da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito de outros estados, cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, Vale Social, carteira de trabalho, ID Jovem, distribuição da caderneta do idoso e reconhecimento de paternidade.

A manicure Ingrid Fernandes dos Santos Lopes, 30, foi outra moradora que fez todos os exames de saúde oferecidos durante o ‘Prefeitura Presente’. Ela elogiou o programa e lembrou que o grande diferencial é levar os serviços até os bairros mais distantes.

“Ainda aproveitei para me cadastrar no Bolsa Família. O diferencial deste programa é que vários serviços chegam até aos moradores”, contou.

Diretora da Escola Municipal Enilza Chiconelli, onde há mais de 1500 alunos, Kedma Assis da Silva Santos afirmou que a realização do projeto nas unidades escolares é fundamental para integrar a prefeitura com a comunidade, os alunos e seus pais.

“Cria um vínculo muito bom para a escola. O diferencial é que os pais buscam seus filhos na escola e participam do projeto, fazendo exames de saúde e conseguindo isenção de documentos”, garantiu.

Equipes de Superintendência de Vigilância Ambiental de Nova Iguaçu (Suvam) também deram  orientações sobre prevenção e cuidados com o caramujo africano (Malacologia), desastres naturais (Vigidesastre), água (Vigiágua) e solo (Vigiágua). A presença da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) com o projeto ‘Matemática na Praça’ também atraiu muitas crianças, que através de jogos e brincadeira, aprenderam sobre a matemática.

“Continuamos em Austin para atender todo o território com serviços de saúde e assistência social. A ideia é descentralizar os serviços, principalmente para bairros mais distantes do centro”, enfatizou a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros.

O ‘Prefeitura Presente já passou pelos bairros de Cabuçu, Dom Bosco, Prados Verdes, Parque Todos os Santos, Lagoinha, Cacuia e Austin.