Programa da FENIG entrega certificados para artesãos de Nova Iguaçu

A Fundação Cultural e Educacional de Nova Iguaçu (FENIG), por meio do Programa Municipal de Artesanato, entregou nesta segunda-feira (28) 346 certificados aos artesãos do município. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal Rural. O Programa possibilita que os artesãos da cidade façam uso do espaço público e possam vender seus produtos em feiras de artesanato locais. Além disso, poderão também participar de diversas ações decorrentes do calendário oficial do município e receberão descontos em compras de materiais na filial iguaçuana da loja Caçula.

Eles passaram por etapas de cadastramento, avaliações e da Oficina de Cidadania Empresarial com apoio do Sebrae desde o dia 5 de março deste ano.  Ano passado, outros 287 artesãos também foram certificados.

O prefeito de Nova Iguaçu Rogerio Lisboa esteve presente na entrega dos certificados e elogiou o trabalho dos artesãos.

“A economia criativa é fundamental para o desenvolvimento da cidade e eles criaram uma marca. Estão de parabéns”, contou o prefeito.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Carlos Ferreira, o Ferreirinha, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Cid, o representante do Sebrae, Décio Lima, o gerente de marketing das lojas Caçula, Roberto Santos, diretor da UFRJ, Paulo Cosme, entre outros.

O presidente da FENIG, Miguel Ribeiro, anunciou que no próximo dia 8, os artesãos vão poder expor seus produtos no Top Shopping.

“Essa parceria vai estimular os artesãos e o programa vai beneficiá-los em vários sentidos, como por exemplo, o desconto para comprar mercadorias. Além disso, estamos finalizando um termo de cooperação técnica onde todos os artesãos e familiares tenham desconto nos cursos oferecidos na Universidade Metodista, no campus Nova Iguaçu”, comentou.

Uma das artesãs mais animadas era a moradora de Jardim Alvorada e cabeleireira Sirlene Aleixo das chagas da Costa, de 44 anos. Ela recebeu o certificado das mãos do prefeito e lembrou que a iniciativa vai estimular o trabalho artesão no município e aumentar a renda extra.

“Meu trabalho não dá para manter a casa, então comecei fazer capas de caderno e bíblia com fita e tecido. Percebi que dava para aumentar a renda e agora com essa carteirinha, vou dobrar meu dinheiro, pois todos vão ter mais incentivos e participar de feiras fora da cidade”, garantiu.

Para os artesãos certificados este ano, a entrega dos crachás para a participação nas feiras de artesanato acontecem às quintas-feiras do mês de junho, nos dias 14, 21 e 28, nos períodos da manhã e à tarde no auditório da FENIG, que fica na Rua Governador Portela, nº 812.