Defesa Civil promove treinamento em Tinguá no domingo

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Nova Iguaçu realizará, no próximo domingo (27), a partir das 09h, o ‘Exercício Simulado de Desocupação Preventiva para Emergências’ no bairro Tinguá. A ação pretende mobilizar cerca de 50 famílias que moram na região, principalmente as que residem na Rua Boa Esperança e na Rua Do Mercado – locais atingidos por constantes inundações, além do risco de deslizamento de encosta na Rua do Mercado. Cerca de 30 profissionais, estagiários e voluntários participarão do exercício.

O objetivo do treinamento é preparar comunidades vulneráveis a desastres para que, através de um conjunto de ações e protocolos estabelecidos pelo Sistema de Alerta Comunitário para Chuvas Intensas (AC2I), realizem a desocupação preventiva de áreas de risco em situações críticas, preservando, assim, a integridade física das famílias.

Segundo o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Jorge Ribeiro Lopes, ao longo da semana, equipes percorreram as ruas da região convidando os moradores, explicando o treinamento e distribuindo material informativo. O exercício se iniciará com o envio de uma mensagem, via SMS, para os moradores, explicando que se trata de um simulado. Em seguida, uma nova mensagem será enviada com o aviso de mudança para o Estágio de Atenção, devido ao suposto risco de transbordo do Rio Boa Esperança.

A partir desse início, seguirão os envios das outras mensagens protocolares até a mensagem com aviso de mudança para o estágio de Alerta Máximo, programado para às 10h. Pelo menos um representante de cada família deverá se deslocar pelas rotas de fuga pré-estabelecida até o Ponto de Apoio (local seguro estabelecido pela Defesa Civil no bairro), que, neste caso, é a Escola Municipal Barão de Tinguá, na Praça Barão de Tinguá.

A ação será a primeira de 2018, de um programa que atenderá mais quatro bairros até o fim deste ano. “O desenvolvimento da resiliência em comunidades vulneráveis está entre nossas maiores prioridades para reduzir desastres em Nova Iguaçu. Através do Sistema AC2I, estabelecemos ações de monitoramento meteorológico; protocolos de envio de mensagens de alerta (via SMS) para moradores de áreas vulneráveis em parceria com instituições estaduais e federais; mobilização e treinamento de líderes comunitários e voluntários, entre outras diversas atividades”, diz o subsecretário.

A Defesa Civil já realizou o exercício simulado em Comendador Soares, nas margens do Rio Botas, com a participação de mais de 80 famílias. “Agora, contamos com a participação da comunidade de Tinguá e pretendemos ampliar o programa para atingir ainda mais regiões da cidade”, completa Lopes.