Viaduto Padre João Musch começa a ser içado

Cerca de 10 centímetros de um dos vãos do viaduto Padre João Musch, em Nova Iguaçu, foram içados nesta terça-feira (22) no primeiro dia de operação para as obras de reparos nos dentes de Gerbes, saliências que se projetam na parte superior da extremidade de uma viga. A intervenção foi necessária para que os engenheiros tivessem acesso à parte interna do vão para limpeza, recuperação e reforço dos “dentes”, e avaliar se também existe infiltração no local.

Ao todo, serão içados três vãos do viaduto, cada um com cerca de 15.5 m de comprimento por 11m de largura cada. A meta é subir de 80 centímetros a um metro, altura suficiente para que sejam feitos os reparos. Cada um pesa em média de 320 toneladas. O içamento do primeiro vão deve durar cerca de 10 dias. As obras do viaduto começaram em fevereiro e devem ser concluídas até final de agosto deste ano.

“No primeiro dia conseguimos atingir os objetivos sem intercorrências. Por ser um viaduto construído em 1968 e que nunca passou por obras de manutenção, é preciso que este trabalho seja feito com muito cuidado. Para isso, foi montada uma estrutura especial, com macacos hidráulicos que farão o deslocamento diário através de bombas”, disse a secretária de Infraestrutura, Cleide Moreira.

Durante mapeamento do viaduto, já que não havia um projeto do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), técnicos da Secretaria de Infraestrutura identificaram uma sobrecarga de água acumulado, com peso de uma tonelada, que já foram drenadas.  Além disso, cerca de 28 centímetros de massa asfáltica colocada ao longo do tempo estava gerando um sobrepeso no viaduto.

Durante o período do içamento dos vãos alguns trechos de ruas próximas ficarão interditados. As interdições irão até o dia 05 de junho. Está interditado todo o trecho da lateral da rodoviária (Avenida Governador Roberto Silveira), voltada para o lado do viaduto. Os ônibus que fazem ponto final neste trecho embaixo do viaduto (das empresas Linave, Evanil e Nilopolitana) vão parar temporariamente em frente à rodoviária, beirando a linha do trem.

loker situbondo https://suaralama.info/