Criançada de Campo Belo vai às ruas e se diverte no Mês do Brincar

Nada de brincar sozinho dentro de casa. Neste sábado (12), a diversão da criançada de Campo Belo, em Nova Iguaçu, foi brincar na rua. Cerca de 400 meninos e meninas estiveram na praça do bairro e aproveitaram o dia de sol para se divertir com diversas atividades promovidas pela Prefeitura. A ação, denominada Mês do Brincar, está visitando a cada sábado de maio diferentes pontos da cidade e levando aos baixinhos atrações que não deixam ninguém parado.

A pequena Isabela Carolina Souza, 11 anos, deixou de lado os brinquedos de casa e se juntou às colegas do bairro para se divertir na rua. Mas antes, vaidosa, ela entrou na fila da pintura de rosto e pediu para que fosse desenhado um coração na bochecha. Depois disso foi só curtir as brincadeiras.

Quem também se divertiu com a alegria da menina foi a mãe Marinete Souza. Segundo ela, o evento promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu mostra às crianças a importância da brincadeira. “É bom sair um pouco de casa. O que nós, adultos, tivemos as nossas crianças não têm, que é brincar e correr. Essas atividades fazem com que elas saiam um pouco de casa e venham para a rua interagir com outras crianças e fazer novos amigos”, comemora a artesã de 36 anos.

O subsecretário dos Conselhos Municipais de Nova Iguaçu, Flávio Médici, revela que o objetivo do Mês do Brincar é conscientizar não somente as crianças, mas também os adultos da importância da brincadeira para o desenvolvimento da infância.

“A Convenção Nacional dos Direitos da Criança diz que brincar é um direito que toda criança tem. Por isso, a Unesco instituiu a data 28 de maio como Dia Internacional do Brincar. É através da brincadeira que as crianças desenvolvem a criatividade, resiliência e participam da vida social”, explica Flávio.

Ao longo de todo o dia, meninos e meninas participaram de atividades como brincadeira de rua, capoeira, pintura de rosto, brinquedos infláveis, carrinho de pipoca, oficina de brinquedos com material reciclado, feira de artesanato, aulão de ginástica, oficina de pintura, recreação infantil, aula de funcional infantil, musical com as princesas e personagens e distribuição de chocolate.

No próximo sábado (19) o Mês do Brincar estará na Praça de Tinguá, das 9h às 17h. No dia 26, no mesmo horário, a diversão estará garantida na Praça de Tinguazinho, em Austin. Dois dias depois, a Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu, recebe o último dia de atividades.