Nova Iguaçu promove cursos gratuitos de Pré-Vestibular e Pré-Técnico

 

Cerca de 400 estudantes participaram da aula inaugural do projeto ‘Preparatório Social Monteiro Lobato’, neste sábado (07), que oferece, gratuitamente, os cursos de Pré-Vestibular e Pré-Técnico para quem pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concorrer às vagas em universidades públicas, mas que não possui condições financeiras para investir na preparação. Promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria de Educação, os cursos serão realizados sempre aos sábados, das 08h às 17h (Pré-Vestibular); e das 08h às 15h (Pré-Técnico), até dezembro.

Mayllon Augusto Pennafort, de 18 anos, morador de Queimados, participa do projeto desde 2016. Dedicado aos estudos, seu maior sonho é cursar Medicina. Ele também não descarta a possibilidade de ser tornar um grande jornalista. “A medicina mexe muito comigo porque, através dessa profissão, a gente pode ajudar as pessoas, salvar vidas. É um trabalho árduo, com certeza, mas também deve ser muito gratificante”, diz. “E o Jornalismo é uma segunda opção. Queria viajar o mundo e mostrar, através do meu trabalho, tudo o que tem de legal no Brasil e em outros países”, revela Mayllon.

Os estudantes têm aulas de português, literatura, redação, matemática, história, geografia, entre outras disciplinas. “O nosso Pré-Vestibular é voltado, principalmente, para o Enem e para a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). O Pré-Técnico é para os alunos do 9° ano que pretendem ingressar na Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), no Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) e no Colégio Pedro II, por exemplo”, conta um dos coordenadores do projeto, o professor de sociologia e filosofia Eliabe Rocha.

O secretário de Educação Alex Castellar visitou todas as oito turmas, com 50 alunos cada, e conversou com eles sobre a importância do projeto. “A universidade pública brasileira, infelizmente, ainda exclui muito as pessoas quem vem, principalmente, das escolas públicas. A gente fala muito de oportunidades no Brasil, mas as oportunidades só se dão através da Educação. E pra ter oportunidade através da Educação, tem que dar a oportunidade para que as pessoas estejam nas universidades. Por isso, fazemos a nossa parte, oferecendo esses cursos gratuitos preparatórios aos estudantes de comunidades mais pobres, não só de Nova Iguaçu, como também de outros municípios da Baixada”, ressalta Castellar.