Operação “Cidade Limpa: Responsabilidade de Todos” é realizada em Tinguá

A Prefeitura de Nova Iguaçu deu início nesta quarta-feira (21) a primeira ação de fiscalização da operação “Cidade Limpa: Responsabilidade de Todos!”, no bairro de Tinguá, próximo à Reserva Biológica. A ação, que é uma reivindicação dos moradores, reuniu agentes da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (EMLURB) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e serviu para orientar a população sobre a forma correta de descarte de resíduos. No dia 5 de abril, haverá uma segunda operação em Tinguá, mas uma manutenção periódica de 15 dias será feita na região, onde são retiradas semanalmente mais de seis toneladas de resíduos orgânicos.

Durante a panfletagem pelas ruas do bairro, agentes encontraram animais como cavalos e cachorros rasgando lixos armazenados de forma inadequada, galhos de árvores espalhados pela Praça de Tinguá e falta de lixeiras. De acordo com o presidente da EMLURB, Elton Cristo, 12 lixeiras serão instaladas no bairro em breve.

“Cidade Limpa é um projeto piloto e aqui encontramos restos de frutas, galhos de árvores espalhados, ou seja, diversos tipos de sujeira. Em Tinguá também estamos entregando os panfletos para alunos da rede de ensino para que eles sejam multiplicadores nas escolas e em suas casas. Haverá ações como esta nos bairros de Miguel Couto, Austin, Comendador Soares, Prata e Jardim Tropical”, afirmou Elton Cristo.

Segundo o diretor técnico da EMLURB, Wescley Pandin, muitos moradores estão fazendo o descarte de resíduos fora de horário, dificultando a manutenção de limpeza da região.

“Em Tinguá coletamos de domingo a domingo e nos deparamos com irregularidades, como despejos de restos de alimentos de feirantes e donos de bares e restaurantes durante à noite, quando fecham os estabelecimentos. Entre 7h e 15h o lixo pode ser despejado e fazemos a coleta às segundas, quartas e sextas. Além do odor, o lixo atrai cavalos, cachorros, mosquitos, ratos e até micos, que ficam próximos, na Reserva Biológica de Tinguá”, explicou Wescley, que disponibilizou o telefone 0800 023 2626 para quem quiser tirar dúvidas ou fazer reclamações sobre a coleta de lixo. z“Não queremos multar, mas sim orientar e ensinar como ensacar o lixo e manter o material orgânico até a coleta”, lembrou Wescley.

Motorista e morador de São João de Meriti, Alexandre José Cândido, de 45 anos, estava se refrescando nas cachoeiras de Tinguá quando se deparou com uma garrafa pet e um saco plástico presos a uma pedra. Ele se levantou e entregou o lixo aos agentes da EMLURB e do Meio Ambiente. Em seguida, ele recebeu o panfleto sobre as dicas de armazenamento do lixo e foi orientado como se deve cuidar da limpeza da cachoeira.

“Venho toda semana em Tinguá para dar uma refrescada e colaboro com a limpeza retirando sacos plásticos e restos de comida das cachoeiras e mananciais. Temos que conservar essa região que é um paraíso escondido”, avisou.
A dona de casa Elizete Estelita dos Santos Lara, 58, além de morar na região há três anos, se diz uma guardiã de Tinguá e repreende quem joga lixo nas ruas, mas demonstra ainda mais irritação quando se depara com sujeira na cachoeira.

“Sou uma espécie de fiscal aqui em Tinguá. Não deixo sujarem os rios e cachoeiras. Se avistar alguém jogando lixo em locais inadequados repreendo mesmo. Comigo não tem assunto. A natureza precisa ser conservada. Aqui é um lugar tão bonito e não pode ficar sujo”, contou Elizete.

Vale lembrar que o lixo acondicionado de forma inadequada pode ser espalhado facilmente, podendo causar entupimentos em bueiros provocando alagamentos, além de prejudicar a passagem de pedestres e deixar a cidade com aparência de suja, com odor e podendo causar problemas sanitários e de saúde.

Veja algumas dicas de como descartar corretamente seu lixo:

• Utilize sacolas mais resistentes ou duplas e contentores;
  • Manter as sacolas ou contentores em local visível e de fácil acesso à coleta;
  • Armazene os restos de alimentos em sacos plásticos e mantenha congelado até o horário de coleta , assim evita vetores e que animais mexam no lixo;
  • Coloque sempre seu lixo na rua o mais próximo possível do horário de coleta.