Nova Iguaçu promove mutirão de vacinação contra febre amarela e HPV

Sábado também foi dia de prevenção em Nova Iguaçu. Centenas de pessoas estiveram na Praça Rui Barbosa, no Centro, para se vacinarem contra a febre amarela no Dia D de combate a doença. Quem compareceu ao evento, teve a oportunidade também de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e jovens contra o HPV – doença sexualmente transmissível pelo vírus  “papiloma vírus humano”, que pode causar câncer de colo de útero, garganta ou ânus. Puderam se vacinar, meninas de 9 a 14 anos e onze meses; e em meninos de 11 anos a 14 anos e 11 meses. 

A inclusão da vacina de HPV na campanha desde sábado fez parte das comemorações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 de março. Ao longo do mês, outras atividades também estarão sendo realizadas promovendo a saúde e bem estar das mulheres iguaçuanas. 

Morador de Mesquita, Douglas de Assis Silva, de 35 anos, não perdeu tempo e aproveitou para garantir a proteção contra febre amarela e também para proteger a filha, Jeninifer Campos Bravo Silva, de 9 anos, contra o vírus do HPV. 

“Vacinar é importante. Aproveitei aqui a oportunidade para também vacinar minha filha mais velha. Agora toda família está protegida”, disse. 

Além desta ação, foram disponibilizados outros 61 pontos de vacinação em todo município. Em Nova Iguaçu, a imunização contra a febre amarela já atingiu mais da metade da população, cerca de 70%. A ampla cobertura é resultado das ações de prevenção que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo desde o ano passado.  

“Apesar da boa cobertura que conseguimos atingir, é importante ressaltar que todos, dentro do público alvo, devem se vacinar. A vacina contra febre amarela é a principal forma de proteção. Não tivemos casos da doença em humanos e precisamos continuar reforçando o bloqueio contra essa doença. ”, garante o secretário de Saúde da cidade, Hildoberto Carneiro. 

A vacinação na cidade continua acontecendo nos postos de saúde. Quem ainda não se vacinou pode procurar uma das unidades do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  Podem se vacinar contra febre amarela crianças maiores de seis meses de idade e adultos até 60 anos. No caso dos idosos com mais de 60 anos, é preciso avaliação médica. A vacina é contra indicada para pessoas fora deste público alvo ou portadores de doenças que provocam baixa imunidade, gestantes e pacientes que fazem uso de medicamentos imunossupressores. Quem já tomou a dose da vacina contra a febre amarela passa a ter imunidade a partir de dez dias. A dose é única.

Já a vacina HPV é eficaz como forma de prevenção contra o câncer do colo de útero, nas mulheres; e cânceres de pênis, orofaringe e ânus, nos homens. A vacina contra o HPV deve ser aplicada antes do início da vida sexual. Para garantir maior proteção contra o vírus, a segunda dose deve ser feita após seis meses da primeira.

loker situbondo https://suaralama.info/