Prefeitura de Nova Iguaçu inaugura Centro de Operações nesta terça-feira (22)

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU) vai inaugurar, no próximo dia 22, às 10h, o Centro de Operações de Nova Iguaçu (CONIG). O objetivo é monitorar, 24 horas por dia, o cotidiano da cidade. Integrado a 14 órgãos, entre eles as secretarias de Obras, Defesa Civil e Ordem Pública, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o Centro de Operações estará pronto para atuar em situações de emergência.

No CONIG estarão integradas todas as etapas de um gerenciamento de crise, desde a antecipação, redução e preparação, até a resposta imediata às ocorrências, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.

Através das 76 câmeras instaladas em pontos estratégicos de Nova Iguaçu, além de imagens captadas pelas câmeras da Polícia Militar, todas as informações em tempo real são interconectadas para visualização, monitoramento e análise na Sala de Controle, em um telão composto por 14 telas de Vídeo Wall, de 55 polegadas cada.

Na Sala de Crise, equipada com outro telão composto por quatro telas de Vídeo Wall, de 55 polegadas cada, que tem acesso às imagens do Centro de Operações, são realizadas reuniões em situações de calamidade, permitindo atuar, de forma imediata, na tomada de decisões e soluções dos problemas.

Como funciona?

Cinquenta profissionais se revezam em dois turnos por dia no monitoramento da Cidade. Em caso de ocorrência, é possível acionar rapidamente os órgãos competentes para cada tipo de situação.

Órgãos que atuam de forma integrada com o CONIG:

Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU)

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP)

Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS)

Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (SEMUHAM)

Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública (SEMDCORP)

Secretaria Municipal de Educação (SEMED)

Empresa de Limpeza Urbana (EMLURB)

Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (CODENI)

Polícia Militar

Corpo de Bombeiros

LIGHT

CEDAE

CEG

Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Nova Iguaçu (TRANSÔNIBUS)

SUPERVIA

Endereço e telefone do CONIG:

Avenida Governador Roberto Silveira 722, Centro de Nova Iguaçu.